quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

A falta de lógica em crer em uma determinada religião

Aqui inicío uma questão que muitos talvez já tenham percebido, outros no entando vivem sem perceber o óbvio: a falta de lógica em crer em uma religião específica.

Dividi o assunto em tópicos, para que se possa entender toda a problemática. Explico desde o motivo das pessoas crerem em suas respectivas religiões, passando pela loucura em afirmar a sua religião como verdadeira, até o ato destrutivo de se misturar política com religião. O objetivo desse texto é promover o agnosticismo e a neutralidade perante crenças, estas que nunca chegam num consenso ou lógica.

-A origem da religiosidade de um povo
-A problemática da conversão
-Egocentrismo cultural
-Ato destrutivo da sociedade
-Será que existe um criador?
-Qual a melhor opção?

A origem da religiosidade de um povo

O que muitos dos religiosos não percebem, é que a maioria deles segue a sua religião apenas por motivos culturais. Meus pais são católicos, porque meus avós eram católicos e ensinaram à eles. Eu também fui católico porque meus pais me ensinaram, apesar que eu larguei isso há algum tempo. E vejam só, eu moro num país de predominância católica, que foi colonizado por europeus que têm predominância católica também.

A maioria das pessoas seguem a religião de criação, elas são ensinadas desde pequenas de que aquilo é uma verdade absoluta; quando crescem, tendem a defender aquilo com garras e dentes, pois é o seu motivo de viver; é muito difícil e cruel aceitar um mundo onde não há um deus, principalmente pra quem foi criado desde pequeno acreditando em uma religião. A religião de criação, tende a ser a religião que predomina no seu país de origem, ou no país de origem dos seus pais, ou da família no geral. É apenas uma questão CULTURAL e não de fé.

Observem esse mapa (clique para aumentar):




Basta ver: América tem predominância cristã, pois foi colonizada por povos cristãos que são os europeus; Oriente Médio predomina o islamismo; no leste Asiático predomina o budismo; na Índia o hinduismo; no norte da África o islamismo e no sul cristianismo (não preciso nem explicar né? Colônias...); no leste europeu predomina o cristianismo ortodoxo e assim por diante.

A problemática da conversão
Quando uma pessoa não segue uma religião de criação, é porque ela foi convertida. Também é apenas por questões culturais. Mesmo que você tenha se convertido para uma religião de um país onde ela não predomina, é porque você foi influenciado por pessoas que eram dessa religião, ou mesmo do material que é divulgado; por esses e outros motivos, acabou se convertendo para determinada religião.

Alguns podem dizer "eu me converti porque descobri a religião correta", mas esses mesmos se esquecem que cada religioso no mundo diz que apenas a sua religião é correta. Abordo esse problema no item a seguir.

Egocentrismo cultural

Começo fazendo uma pergunta para os religiosos: por que você acha que sua religião é mais correta que as outras?

Muitos não saberão responder, pois seguem sua religião por apenas motivos culturais. Outros tentarão responder, porque defendem com unhas e dentes aquilo que foi dito como verdade para eles desde pequeno. Um religioso pode até me dar uma justificativa, mas será inútil. Por quê? Cristãos acham que a sua religião é a correta; judeus acham que sua religião é a correta; muçulmanos acham que a sua religião é a correta, e por aí vai. Cada um sempre acha que a sua religião é a correta, e que as outras são erradas, sendo que elas seguem suas religiões apenas por motivos culturais.

O problema se agrava mais quando cada religião se divide em ramos ou vertentes. Já não bastava as três religiões abraâmicas (judaísmo, cristianismo e islamismo) crerem no mesmo Deus e mesmo assim serem tão diferentes entre si, ainda por cima há várias vertentes em cada uma delas com diferentes crenças e doutrinas. No cristianismo temos as igrejas originais, Católica e Ortodoxa que eram uma única e se separaram por motivos históricos, além disso, no protestantismo existem milhares de igrejas com doutrinas diferentes; no islamismo há os sunitas, xiitas e outras vertentes; no Judaísmo há o judaísmo messiânico, judaísmo ortodoxo, judaísmo reformista, entre outras.

A partir do momento que você escolhe uma religião, você se torna pecador no ponto de vista de outras. Não adianta ser apenas uma pessoa boa para ir ao paraíso; cada religião tem suas doutrinas a serem seguidas. Se você é católico, você comete pecados graves do ponto de vista judaico, como por exemplo ser herege ao adorar um falso profeta (Jesus). Se você é católico, você comete pecados graves do ponto de vista muçulmano, ao comer carne de porco ou não usar hijab. E até as vertentes da sua própria religião podem te considerar um pecador; se você é católico, você é pecador do ponto de vista protestante, pois adora imagens. Esses são apenas alguns exemplos.

Já pensou se sua religião é a incorreta, e você for condenado ao "sofrimento eterno" por causa disso? Pois é.

Sem contar as interpretações dos livros sagrados. Há pessoas que interpretam certas partes literalmente e outras partes metafóricamente. Isso pode mudar muito, sobre o que é pecado ou o que não é; sobre o que é certo ou o que não é; sobre o que cada deus quer dizer. Não há um consenso sobre qual interpretação é a mais correta. Quando uma passagem soa plausível, é interpretada literalmente; quando soa absurda, cruel e insana, é interpretada metaforicamente.

As religiões nunca chegam em um consenso. Na ciência por exemplo, os cientistas avaliam qual teoria sobre determinado assunto é a mais correta; depois disso, fazem experiências para comprovar a veracidade daquilo. As religiões existem desde que o homem está no mundo, e até hoje nunca chegaram em um consenso sobre qual é a mais correta ou não. Esta imagem (clique para aumentar) mostra claramente a diferença entre a ciência e a fé. Ciência se baseia em lógica, fatos e experimentos; fé não tem base, nem evidências.



Além da religião ser de apenas função cultural, há motivos econômicos e comerciais. Porém, a questão comercial é mais válida pras igrejas que roubam e alienam na cara dura. Observem aqui uma igreja que tenta combater o evolucionismo (ciência) com o seu "CRIACIONISMO".



Nem um pouco mercenário não é? Apenas 79,00 reais.

Não vou me prolongar neste assunto, porque meu texto é direcionado a igrejas sérias e que a base delas não é totalmente o dízimo, em que os pregadores realmente são sérios e acreditam de verdade.

Igrejas que têm pregadores que só pensam em dinheiro e em enganar o povo nem merecem comentário....lavagem cerebral pura.


Ato destrutivo da sociedade
Uma das atitudes mais destrutivas da sociedade, com certeza é a mistura de religião com política. A partir do momento que você mistura religião com política, você priva a liberdade dos não crentes por puro egocentrismo cultural. Basta ver os políticos religiosos que são contrários a liberdade que os homosexuais NÃO TÊM (mas os heteros religiosos e brancos possuem), são contrários a pesquisas científicas, etc. Tudo por motivos religiosos.

Como disse o político Plínio de Arruda Sampaio do PSOL "o político deve fazer a política do Estado: pra quem é cristão e quem não é cristão, pra quem é ateu e pra quem não é ateu". E olha que o Plínio é cristão militante. Ponto positivo pra ele, um religioso que é a favor das liberdades individuais de cada um, um religioso que definitivamente merece respeito. É por isso que o Estado é laico; cada um tem direito de ter ou não ter religião, e a política deve ser direcionada para todos, independente de cor, crença ou opção sexual.

Estados que não são laicos possuem muitos problemas. Basta ver nos países do Oriente Médio, onde a religião é a lei do Estado; lá pessoas são executadas apedrejadas em nome do "livro sagrado", prática essa retrógrada e medieval. Parece muitas vezes que essas sociedades pararam no tempo. Muitos países de lá não permitem a construção de templos de outras religiões. Motivos? Segundo um teólogo islâmico, eles não permitem que ensinem outras religiões porque apenas o islamismo é correto. Assim como eles não deixam que ensinem nas escolas que "2+2=5" eles não deixam que ensinem religiões erradas. O porém é: eles caem na velha problemática do "apenas minha religião é correta" e não percebem o quanto são cegos.

Há benefícios da religião? Alguns. O conceito da família que eu tenho e que o ocidente tem, é um conceito totalmente cristão. É benéfico, mas não quer dizer que seja indispensável. Cito como exemplo o Japão - apesar de ter sido muito influenciado pelo ocidente - que está longe de ter a dita cuja moral cristã. A educação de lá é totalmente diferente da moral e dos princípios cristãos; mesmo assim essa sociedade funciona perfeitamente. Isso quebra o paradigma de que a moral cristã é essencial para o desenvolvimento de uma sociedade, ou que só países cristãos são desenvolvidos.

Será que existe um criador?

Não sei. Talvez exista, talvez não, mas quem se importa? Todos vivem julgando a sua própria religião como a correta, mas não passam de cegos. Prefiro não me preocupar com isso, e sim me preocupar com meu desenvolvimento como ser humano e a construir uma sociedade melhor. Quem responderá essa questão é a ciência, não um livro religioso escrito a milhares de anos, no meio de outros tantos livros religiosos dissidentes.


Qual a melhor opção?
Religião é um egocentrismo cultural que culmina em diversas atitudes maléficas para nossa sociedade. É uma discussão que nunca terá fim, e que as pessoas ficarão presas mentalmente e ideologicamente por idéias ultrapassadas escritas por homens e não por deuses, onde não há certeza de verdade ou mentira. Mas nem por isso quer dizer que não exista um criador.

São por todos esses motivos que a melhor opção seria não escolher uma religião para si. É muito egocentrismo achar que a sua religião é a correta no meio de várias outras que também julgam a mesma coisa: "APENAS A MINHA RELIGIÃO É A CORRETA!". Quer descobrir a origem da vida? Quer descobrir se existe um criador? Estude, use a ciência a seu favor, use da lógica e o cérebro para procurar as respostas de suas dúvidas. Se tem algo que pode responder essa questão sobre a nossa origem ou se existe um criador, é a ciência que vai responder.

Você ser neutro quanto a religiosidade, não só garante mais a liberdade alheia, como promove a lógica, promove a ciência e um melhor desenvolvimento social e político.


Ser neutro quanto a religião é promover o desenvolvimento humano.

15 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. "com Jesus não se zomba, pagarás!" - ela não está zombando de ninguém, está apenas expondo sua opnião.

    ----
    quero te dizer que sou cristão, praticante e apesar disso gostei muito do seu texto, realmente a religião ás vezes atrasa muito o desenvolvimento humano, por exemplo algo que eu acho inadmissível: a igreja ser contra pesquisas com células-tronco porque é como se homem estivesse querendo "ser Deus", mas e as pessoas que não vivem essa mesma fé, que não são dessa igreja, ficarão sem esse benefício?

    acredito que se uma determinada igreja é contra o uso dessa ciência, basta os SEUS fiéis não a usarem, mas ela não pode impedir que as pesquisas se desenvolvam impedindo assim que os outros colham os frutos dela.

    ResponderExcluir
  3. Oi Gabriel, obrigado pelo comentário.

    Quanto a assuntos polêmicos envolvendo ciência, deveria ser debatido pelo lado HUMANO, independente de religiões mesmo (como você até afirmou). Por isso que sou contra envolver religião com política, ciência e coisas semelhantes. Mesmo porque por exemplo, não quer dizer que alguém sem religião seria necessariamente a favor do aborto, ou um "genocida".

    A ética e o lado humano devem falar mais alto, independente de crença.

    ResponderExcluir
  4. Muleque revoltadinho, nem sabe o sentido da vida; via lá escutar seus heavy metal.

    ================================================

    É Necessário rir de um ser humano assim.

    Se és tão cristão do jeito que aparente,saberias que julgar o outro é contra os mandamentos.

    Preconceituoso ridículo de merda.

    Hipócrita fútil.

    ResponderExcluir
  5. Só pra deixar escrito... Eu que fiz o banner :)

    E ressaltando o que disse anteriormente, muito bem escrito!

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Gostei de seu artigo, já tive uma visão de mundo tal qual, porém hoje considero-me ateia até que se prove o contrário, assim como diz Richard Dawkins, em seu livro "Deus, um delírio":

    "Se todas as evidências do universo se voltarem a favor do criacionismo, serei o primeiro a admiti-las, e mudarei de opinião imediatamente."

    Continue com seu senso crítico para com assuntos de tal ordem, e não se importe com comentários impetuosos desprovidos de lógica e capacidade de raciocínio próprio.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Primeiramente, gostaria de te dar 2 pequenos conselhos, inclusive depois de ler apague, se quiser.
    1ºNão se usa 'Aonde' quando o verbo que o acompanha não é de movimento (ir, sair, etc.) e vc usou 3 vezes. O correto em todos os casos do seu texto seria 'onde' sem o A.
    2º O verbo ter, quando conjugado na 3ª pessoa do PLURAL, vem com acento circunflexo (têm). Vc o usou algumas vezes sem.

    * Só estou dando essas dicazinhas básicas porque percebi que você se preocupava com acentos e pontuações.
    ** Quanto ao conteúdo do texto, discordo quase inteiramente, mas ainda assim respeito. Mto bom ter gente que pensa com seriedade na internet!

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  8. Parabéns cara, você conseguiu escrever um texto com tudo oq penso, tudo oq reflito a bastante tempo, mas nao escrevi...
    Agnostic Front!

    ResponderExcluir
  9. Achei coerente, e em cada aspecto concordei. Só lamento, meu colega, pelos comentários infelizes que você teve de aturar depois de elaborar as suas idéias. Paz e bem. (:

    ResponderExcluir